Mais de 90% do arroz já está plantado e bem estabelecido
(Por Rurales El País, Uruguai) Exatos 91% dos hectares previstos para o plantio de arroz no Uruguai já estão semeados. A Associação dos Cultivadores de Arroz (ACA) informou um avanço geral que chega a 91% da área, segundo dados coletados até 1º de novembro. As áreas norte e leste são as mais avançadas, com um plantio de 93% em cada caso. No centro, houve 80% de avanço.
“O mês de outubro fechou com maior concentração e avanço da safra, igualando as semeaduras do mesmo período do ano anterior. O denominador comum: solos secos na superfície, mas com boa umidade no perfil, o que faz com que com alguns dias de semeadura se vislumbre os primeiros nascimentos”, indicaram os arrozeiros.
A ACA prevê uma intenção nacional de plantio de 163,8 mil hectares. Isso representa um aumento de 15.000 a 20.000 hectares sobre a área da última safra. No último ciclo produtivo do setor houve uma produtividade recorde auxiliada pelo clima, custos correspondentes e boa demanda, sendo uma safra excepcional. É a situação típica gerada pelos picos que se registram nos ciclos produtivos. Assim, a safra 2020/21 teve uma produtividade recorde de 9.445 quilos por ha.
Maior avanço
Alfredo Lago, presidente da ACA, apreciou que as tarefas estão a correr muito bem, apesar das recentes chuvas (muito bem-vindas) terem abrandado os trabalhos. “A partir de hoje, eu diria que já temos 95% do que foi semeado antes do levantamento oficial”, estimou.
Por sua vez, o rizicultor disse que o percentual é muito bom, principalmente se comparado aos anos anteriores.
Em relação à safra passada, o percentual de avanço para o mesmo período é muito semelhante, mas deve-se levar em consideração que este ano são 20 mil hectares a mais que a safra anterior. “Ou seja, em área total há muito mais semeado do que na mesma data do ano passado”, disse.
A previsão é que com mais uma semana de trabalho, que será feito de acordo com o que o clima permitir, a semeadura seja concluída (primeiros 10 dias de novembro). “Isso é muito bom”, garantiu, por ser o primeiro indicador da conformação da produtividade.
“Nesse sentido, as perspectivas produtivas para o setor são muito boas”, disse Lago.
Em nível produtivo, o presidente da ACA afirmou que boa parte do que foi semeado já emergiu e está em muito bom nível de implantação da cultura. De qualquer forma, ele reconheceu que há preparação para um ano menos chuvoso.
“Houve cautela por parte dos produtores em diagramar sua estrutura no que se refere às reservas, ou seja, que estejam de acordo com as necessidades de gerar um regime de irrigação correto”, concluiu.
Cerca de 60% da safra passada já foi vendida e, no ritmo que os plantios estão indo, com certeza em fevereiro de 2022 as novas safras já estarão em andamento, mas ainda haverá arroz do ano anterior para vender.