Mais que produtividade
Arroz RS: um programa completo.
Apesar de ganhar notoriedade com o salto de produtividade da lavoura gaúcha, o Programa Arroz RS, do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), é formado por um conjunto de mais de 30 projetos específicos e que abrange os diferentes elos da cadeia produtiva, a infra-estrutura da instituição e seu relacionamento com o setor, principalmente com os produtores. “Esse programa é resultado de um planejamento estratégico da lavoura que queremos e prevê um conjunto de ações que são capazes de afetar positivamente até mesmo a nossa posição no mercado internacional”, destacou o presidente Maurício Fischer.
O Programa Arroz RS está baseado em três eixos principais: pesquisa e extensão, comunicação e difusão e socioeconomia. Enfatiza a transferência de tecnologias para a lavoura, estudos e planejamento estratégico para a busca de mercados e promoção do consumo, entre outros projetos. Esse programa é constituído de um conjunto de projetos que, ao serem implementados, a médio prazo, proporcionam condições para que a lavoura de arroz irrigado do estado venha a ser altamente competitiva e sustentável, sem descuidar dos aspectos ambientais do seu entorno.
Entre os objetivos principais destaca-se elevar a rentabilidade das lavouras de arroz irrigado, melhorando a qualidade de vida da comunidade arrozeira, auxiliando no desenvolvimento da metade sul gaúcha com produção de alimento básico para a dieta da população brasileira.
Objetivos estratégicos
• Aumentar a produtividade média do RS em uma tonelada/hectare até a safra 2006/2007
• Reduzir os custos de produção
• Reduzir o impacto ambiental
• Melhorar a qualidade do produto*
* Todos alcançados
Fonte: Irga