Manejo correto da irrigação garante boa produtividade à lavoura de arroz
Uma boa prática de manejo na irrigação é de suma importância para a garantia de uma boa produtividade. Para a obtenção de bons resultados, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) recomenda que a irrigação das lavouras seja iniciada quando as plantas de arroz estiverem com três a quatro folhas completamente expandidas, o que evita estresses por falta de água.
Com a semeadura da safra de arroz 2009/10 finalizada, o produtor volta suas atenções para o desenvolvimento das lavouras. Uma boa prática de manejo na irrigação é de suma importância para a garantia de uma boa produtividade. Para a obtenção de bons resultados, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) recomenda que a irrigação das lavouras seja iniciada quando as plantas de arroz estiverem com três a quatro folhas completamente expandidas, o que evita estresses por falta de água.
O pesquisador em irrigação e drenagem do Irga, engenheiro agrônomo Elio Marcolin, salienta a importância de uma semeadura na época recomendada e da irrigação precoce, o que favorece a disponibilidade de nutrientes necessários ao desenvolvimento e crescimento da planta e proporciona uma menor necessidade de água captada de mananciais para a saturação do solo e a formação da lâmina superficial. A boa quantidade de água armazenada no solo nos meses de primavera torna seu uso mais eficiente e possibilita um melhor controle de plantas daninhas, favorecendo uma maior produtividade de arroz.
Embora o produtor não deva deixar faltar água nas plantas de arroz durante o ciclo completo, há dicas importantes a serem seguidas para a obtenção de bons resultados. A supressão da entrada de água na lavoura, por exemplo, deve ocorrer em torno de 15 dias após o florescimento pleno, quando 80% das plantas estão com flores, pois a água restante na lavoura será suficiente para suprir as necessidades da planta até o enchimento completo dos grãos, sem que isso afete a produtividade.
Marcolin explica que a manutenção de uma lâmina de água na superfície do solo na lavoura de arroz é utilizada para evitar uma nova infestação de plantas daninhas, bem como para termoregular a temperatura da planta nos estádios iniciais de desenvolvimento. Mas é na fase reprodutiva que a adoção de uma lâmina alta, acima de 0,2 metros, é fundamental para amenizar os efeitos do frio sobre a planta, quando essa está com uma maior estatura e mais sensível a baixas temperaturas.
Também é possível obter altas produtividades de arroz através de uma irrigação intermitente, embora para isso seja importante manter um volume de água no solo que seja o suficiente para não haver estresse por falta de água para as plantas. "As plantas de arroz irrigado desenvolvem-se normalmente desde que satisfeitas as necessidades dos nutrientes essenciais e de luminosidade. Para isso é importante ainda que estejam livres de doenças, pragas e plantas daninhas", sinaliza.