Manhã de campo para avaliar cultivares de arroz

A SCS 116 Satoru será mostrada também nos dias 2 e 3 de março na Estação Experimental da Epagri de Itajaí.A equipe do projeto arroz estará recebendo visitas de produtores do Litoral Norte para conhecerem o trabalho.

A Epagri, Cooperativa Juriti e Prefeitura de Massaranduba realizaram na terça-feira (9) uma manhã de campo sobre arroz irrigado, para avaliação de algumas variedades de arroz e manejos da lavoura. Também foi apresentada a nova variedade de arroz da Epagri, a SCS 116 Satoru.

Esta variedade, conforme o agrônomo Hector Sílvio Haverroth, foi distribuída nesta safra para os produtores de sementes e estará disponível para os agricultores na safra 2010/11. A manhã de campo aconteceu na propriedade de Sérgio Luchini, no Patrimônio II, reunindo produtores e técnicos da extensão rural.

A SCS 116 Satoru será mostrada também nos dias 2 e 3 de março na Estação Experimental da Epagri de Itajaí. Conforme Hector, a equipe do projeto arroz estará recebendo visitas de produtores do Litoral Norte para conhecerem o trabalho. Os escritórios da Epagri dos municípios produtores estão mobilizando os orizicultores para a ida a Itajaí.

Produção de arroz projeta safra recorde, segundo avaliação inicial – Coordenador do projeto arroz no Litoral Norte, o engenheiro agrônomo Hector Haverroth, da Epagri, tem feito uma leitura otimista da produtividade da safra 2009/10, a partir dos depoimentos dos produtores do cereal. Segundo ele, os agricultores, em sua maioria, falam em safra recorde, porque jamais tiveram uma produção como a atual.

Além da produtividade, o rendimento no engenho também é bom. O clima propício para o desenvolvimento da cultura, aliado aos tratos culturais são apontados como fatores essenciais para a boa colheita. O preço da saca, no entanto, que já era R$ 30,00 estava em R4 28,00 na sexta-feira.

Em Massaranduba mais da metade da safra está colhida. São cerca de 800 produtores e área plantada de 6,5 mil hectares. Na safra passada a produção total alcançou 1.123.106 sacas, ligeiramente superior ao registrado na safra 2007/8, que foi de 1.052.500 sacas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter