Mato Grosso quer implantar Fórum da Cadeia Produtiva do Arroz
Objetivo é unir todas as classes ligadas à cadeia produtiva do arroz para estarem trabalhando juntas no desenvolvimento do setor.
Com o objetivo de unir todas as classes ligadas à cadeia produtiva do arroz para estarem trabalhando juntas no desenvolvimento do setor, a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com ao Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação no Estado de Mato Grosso (Siamt), realizou uma reunião nesta terça-feira (21/02), para discutir a constituição do Fórum Estadual da Cadeia Produtiva do Arroz de Mato Grosso.
É ideal unir todos os representantes do setor do arroz, para podermos trabalhar implantando não só a produtividade, mas também a qualidade. Desenvolvendo mais tecnologia e novos produtos com a agregação de valores, afirma o superintendente de Indústria e Comércio da Sicme, José Juarez Pereira de Faria.
De acordo com o presidente do Siamt, Marco Lorga, o enfraquecimento na cadeia produtiva do arroz é conseqüência da desunião dos empresários da área. É importante que todos os órgãos, as secretarias, o Banco do Brasil entre outros trabalhem em conjunto para formatar uma política de médio e longo prazo para a cadeia produtiva, afirma.
Durante a primeira reunião para discussão da criação do Fórum, estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), da Empresa mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação no Estado de Mato Grosso (Siamt), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
A próxima reunião será realizada dia 14de março na sala de reuniões da Sicme. Além das pessoas que participaram da primeira reunião, foram convidados representantes da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Ebrapa), Instituto de Defesa Agropecuária no Estado de Mato Grosso (Indea), Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Delegacia do Ministério da Agricultura, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sindicato das Indústrias de Alimentação de Cáceres (Sai), Sindicato Rural de Sorriso, Secretaria da Fazenda do Estado de Mato Grosso (Sefaz), GPA de Ciências Agrárias e Biológicas da Universidade de Várzea Grande (Univag), Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (Apa), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Federação dos Agricultores da Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri), Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (Famev UFMT), Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (Faecc UFMT), entre outros.