Mato Grosso realiza seminário sobre cultivo do arroz

Evento, em Sinop, é uma promoção da Associação dos Produtores de Arroz do Mato Grosso
.

A Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA-MT) vai realizar um seminário para abordar o cultivo de arroz de terras altas no próximo dia 23 de setembro. Segundo o presidente da entidade, Ângelo Maronezzi, o seminário será direcionado à cadeia produtiva, em especial a produtores e técnicos que atuam diretamente na produção.

O objetivo do seminário é debater e apresentar informações sobre o uso de alta tecnologia na lavoura em busca de maior produtividade e qualidade no grão produzido. Atualmente o Mato Grosso comercializa uma safra de baixa qualidade de grãos, prejudicada ainda mais pelo fato da variedade Cirad 141 não ter alcançado o padrão para enquadramento como longo-fino.

Segundo nota divulgada pela assessoria da APA-MT, serão abordados no seminário temas como tecnologias de plantio de arroz de terras altas em áreas velhas e pastagens degradadas, controle de pragas de solos e emergentes, e controle da brusone, principal doença fúngica que atinge o arroz no Centro-Oeste brasileiro. A rotação de culturas e o consórcio entre lavoura e pecuária também são importantes.

A AgroNorte, empresa de pesquisas, realizará um Dia de Campo no dia 24 de setembro para apresentar experimentos e métodos para o uso de alta tecnologia no plantio de arroz. A Dow AgroSciences apresentará seu portfólio e a RiceTec, apresentará o arroz híbrido que chegou a resultados de quase 16 mil quilos/ha colhidos no Rio Grande do Sul na última safra em lavoura irrigada. A Embrapa também apresentará as variedades disponíveis para o Mato Grosso, já que existe uma grande demanda para a substituição da variedade Cirad.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter