Mato Grosso vai plantar 600 mil hectares

A Associação dos Produtores de Arroz do Mato Grosso (APA-MT) revisou sua expectativa de área para a safra 2004/05 e a aumentou em 15 mil hectares.

A área plantada com arroz no Mato Grosso para a safra 2004/05 deverá sofrer um aumento de 2,5%, segundo as mais recentes previsões do presidente da Associação dos Produtores de Arroz daquele estado, Angelo Maronezzi. Segundo ele, contrariando a expectativa inicial, o Mato Grosso deverá plantar 600 mil hectares de arroz na próxima safra, principalmente em áreas de abertura de lavouras, renovação de pastagens e rotação de culturas. Os baixos preços da soja no mercado nacional e o histórico de rentabilidade do arroz nas últimas safras colaboram para esta tendência.

Segundo Maronezzi, a produção de arroz no Mato Grosso em 2004/05 deverá passar da casa de 1,5 milhão de toneladas, com ênfase para a produção da região Norte do estado, o chamado “Nortão” maior região produtor do Centro-Oeste brasileiro, cuja principal cidade é Sinop. A expectativa é de uma produtividade média de 2,5 mil quilos de arroz por hectare.

CONAB

O dados indicados por Maronezzi, no entanto, ficam muito abaixo dos apontados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no sexto levantamento de safra, realizado em agosto passado. Segundo a Conab, o Mato Grosso plantou 644,8 mil hectares, colhendo 2.870 quilos por hectare e totalizando uma produção de 1.850,6 milhão de toneladas. A projeção da Conab para a próxima safra será conhecida na próxima semana.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter