Médico aponta as vantagens do arroz para a saúde
Nascimento, que preside o Instituto Brasileiro de Produção Sustentável e Direito Ambiental e é assessor do Irga, destacou que o arroz é um alimento muito importante para o ser humano.
– O arroz faz parte da dieta de emagrecimento e tem grandes vantagens medicinais.
Isso é o que afirma o médico e produtor rural Carlos Adílio Maria do Nascimento, que palestrou na Semana Crioula Internacional de Bagé. O evento foi promovido pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e Associação/Sindicato Rural de Bagé.
Nascimento, que preside o Instituto Brasileiro de Produção Sustentável e Direito Ambiental e é assessor do Irga, destacou que o arroz é um alimento muito importante para o ser humano, sendo uma das refeições mais utilizadas. Ele comenta que há seis mil anos faz parte da dieta da humanidade.
O médico informa que há cinco séculos antes de Cristo, o arroz já era utilizado como medicamento.
– Existem relatos registrando que a utilização do arroz curava diarréia crônica, doenças com alergia de pele, cólica, hemorragia e outras – enfatiza o palestrante ao salientar que também era utilizado como tratamento cosmético.
Ele observa que na água do arroz existe um fator anti-diarréico. Este
cereal, que não contém glutén, é um componente protéico, energético, sendo um alimento de fácil digestão. Para desfazer um mito de que o arroz engorda, o palestrante aponta que uma porção de arroz cozido de 150 gramas tem 250 calorias – valor equivalente ao yogurt.
– O arroz faz parte das dietas de emagrecimento, sendo um alimento ideal para os atletas – observa.
De acordo com Nascimento, o consumo de arroz no Brasil teve um decréscimo per capta de 50 quilos/ano para 30 quilos/ano, nas últimas três décadas. A diminuição do consumo, segundo ele, se deve que com muitas atividades menos pessoas cozinham em casa e acabam consumindo lanches. A intenção, conforme o visitante, é de sensibilizar o governo para que o arroz seja utilizado na merenda escolar com diversas receitas, como por exemplo, arroz com leite. Essa receita contém cálcio e vitamina.
– O arroz produz energia necessária para manter a vida – conclui.