EUA: Mercado é firme enquanto a colheita do Delta continua em alta velocidade
- Internacional Notícias
- 19 de setembro de 2021
- 0
(Por Dwight Roberts, consultor da Associação de Produtores de Arroz dos EUA) A colheita está em pleno andamento no Arkansas. A maioria dos outros aspectos da indústria de arroz desacelerou para se acomodar, já que os lances em dinheiro na região não mudaram porque os agricultores estão mais interessados em trazer a safra para os silos do que em vendê-la nas próximas semanas. As expectativas são de que a colheita continuará até o final de outubro – e os lances de negócios provavelmente surgirão antes disso, assim como a qualidade e os rendimentos se materializarão de forma mais clara.
O Texas está quase acabado a colheita e a Louisiana também está completando a virada final recolher seus grãos no campo. Os preços na Louisiana são $ 13,55 por cwt (45,36kg) e $ 14,33 por cwt no Texas. Mississippi, Arkansas e Missouri ainda estão na faixa de US $ 14,50 a US $ 15,25 até que novos suprimentos de safra se tornem mais concretos. O Mississippi está com aproximadamente 25% da área colhida, mas será uma colheita longa por causa da época de plantio prolongada.
Os impactos do furacão Ida são totalmente evidentes, já que as exportações de grãos dos Estados Unidos dos Terminais do Golfo estão em seus níveis mais baixos em anos. As exportações de milho da semana passada foram as mais baixas em oito anos, e 85% menores do que no ano passado. A soja está saltando ao longo de baixas de sete anos, com apenas um barco carregado para a China na semana passada. As inspeções da soja caíram 94% em relação a esta época do ano passado. Mais de 50 navios graneleiros aguardavam entrada ao longo do rio Mississippi no início desta semana, enquanto a a manutenção da rede elétrica se esforça para acompanhar a demanda e a tensão na cadeia de abastecimento.
Em Washington, DC, o plano de gastos dos democratas de US $ 3,5 trilhões tem implicações diretas para a agricultura. A legislação inclui US $ 7,75 bilhões para pesquisa agrícola, US $ 18,145 bilhões para desenvolvimento rural e energia, bem como US $ 40 bilhões para silvicultura. Há US $ 35 bilhões em gastos com programas de nutrição infantil e a promessa de US $ 28 bilhões em programas de conservação que não estão atualmente no pacote de gastos. Ainda há um longo caminho a percorrer enquanto este plano segue seu caminho em Washington, DC.
Na Ásia, os preços mudam pouco devido à desaceleração da demanda e à incapacidade de embarque. Os preços tailandeses diminuíram para $ 380 por tonelada métrica, enquanto os preços do Viet se firmaram em $ 410 por tonelada métrica. A Índia também está deteriorando preços em linha com a Tailândia, registrando no nível de US $ 380 por tonelada métrica. A nova demanda da África Ocidental pode ajudar a elevar os preços nas próximas semanas.
Se as tendências de exportação continuarem, a Índia poderá embarcar até 22 milhões de toneladas métricas este ano, eclipsando as outras três principais origens de exportação combinadas e responder por quase metade das exportações globais este ano. Esta notícia vem de relatos de que a China pode começar a comprar arroz da Índia também.
O relatório de vendas de exportação do USDA mostra vendas líquidas de 31.500 toneladas métricas nesta semana, queda de 7% em relação à semana anterior e 39% em relação à média de quatro semanas. As ONGs fora do Haiti estão a todo vapor, já que as vendas para o país em crise política registraram 15.200 toneladas. O México veio com 8.900 toneladas métricas, o Canadá com 5.100 toneladas métricas e quantidades menores para El Salvador, Venezuela e Guatemala.
As exportações saltaram esta semana para 83,1 mil toneladas, um aumento de 188% em relação à semana passada e de 38% na média de quatro semanas. Os embarques foram de 31.700 toneladas métricas para o México, 27.500 toneladas métricas para a Venezuela, 9.900 toneladas métricas para a Guatemala e pouco mais de 4.000 toneladas métricas para cada El Salvador e República Dominicana.
O mercado de futuros respondeu com um leve aumento como resultado do relatório de oferta / demanda mais recente do USDA. O volume médio diário de 522, um aumento de 32% em relação à semana anterior, e os juros em aberto se mantiveram estáveis em 8.066. As vendas contínuas de exportação moídas serão necessárias para manter o sentimento de alta.