Mercosul avança em acordo de livre comércio com o Canadá

A primeira rodada será em Ottawa, no dia 19 de março.

Os países do Mercosul e o Canadá iniciaram, na sexta-feira (09/03), negociações para um acordo de livre comércio. Os ministros brasileiros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores, estiveram no Paraguai para participar da cerimônia de lançamento das negociações com seus pares do bloco sul americano e ministros canadenses. A primeira rodada será em Ottawa, no dia 19 de março, o que concretizará um processo cujas discussões tiveram início em 2010.

As negociações envolvem um acordo amplo, que abrange o comércio e bens, serviços, compras governamentais, pequenas e médias empresas e propriedade intelectual. Em 2017, o fluxo comercial entre Brasil e Canadá foi de cerca de US$ 4,5 bilhões, com um superávit para o Brasil de cerca de US$ 950 milhões. O Canadá é um importante e exigente mercado consumidor.

O Brasil espera um aumento expressivo e a diversificação da pauta exportadora que hoje é bastante concentrada. As negociações iniciam após os Estados Unidos anunciarem sobretaxas à importação de aço e alumínio brasileiro. O Brasil e os sócios do Mercosul têm demonstrado que é fundamental a integração dos nossos mercados às cadeias globais de valor. A negociação de novos acordos, como este com o Canadá, é um importante caminho. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter