Metade da área de arroz é plantada dentro do período ideal em Cachoeira do Sul

Segundo o Irga, dificilmente a projeção inicial de uma produtividade de 7 mil quilos por hectare irá se confirmar na região de Cachoeira do Sul .

Cachoeira do Sul plantou metade de sua área de arroz na safra 2016/2017 dentro do período considerado ideal para maiores ganhos em produtividade. Balanço do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aponta que 48,4% da área de intenção de plantio de 30,1 mil hectares foram semeados até a última quinta-feira (10), percentual que representa 14.563 hectares.

O coordenador regional do Irga, Pedro Hamann, tem reiterado que o plantio até 10 de novembro representa maior rendimento no período de desenvolvimento da planta, em janeiro e fevereiro, quando a luminosidade solar é mais intensa e duradoura. Em comparação com outras regiões, a Depressão Central do Estado é uma das mais atrasadas.

Na Campanha e na Fronteira Oeste, a semeadura já se aproxima dos 90% das áreas previstas. O atraso da região de Cachoeira do Sul é apontado como reflexo da chuvarada e da enchente de outubro, que destruíram algumas áreas plantadas e forçaram o replantio em diversas regiões produtoras.

Segundo o Irga, dificilmente a projeção inicial de uma produtividade de 7 mil quilos por hectare irá se confirmar na região de Cachoeira do Sul diante do cenário que se desenhou após as últimas chuvas. A tendência, no entanto, é que o plantio avance nas próximas semanas, pois a previsão é de que os próximos dias sejam mais secos.

ESTADO

Com chuvas de curta duração e pouca intensidade durante a semana, as máquinas voltaram a trabalhar no Rio Grande do Sul. O Estado tem hoje 816.427 hectares semeados. O acréscimo na semana foi de 107.711 hectares, ou seja, aproximadamente 9,9% em relação à semana anterior. Com isso, o RS tem concluída, até agora, 74,8% da intenção de semeadura para safra 2016/2017.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter