Milho X vermelho

 Milho X vermelho

Agudo, no RS, destaca-se pela alta produtividade das suas pequenas lavouras de arroz. Na safra 2000, os irmãos Kirinus sistematizaram uma área de 34 hectares, do total de 160, mas perderam a época de plantio. Decidiram, então, plantar cinco hectares de milho no sistema de rotação, conselho do agrônomo do Irga ROBERTO BENTO DA SILVA . A lavoura foi plantada no final de janeiro. Em junho foram colhidos 2,5 mil quilos de milho. No ano seguinte voltaram com o arroz e constataram 80% de redução do arroz vermelho.

 

O primeiro da safra

A propriedade de HILBERTO SCHIEFELBEIN, em Agudo, não foi indicada por acaso para a abertura nacional da colheita do arroz na safra 2001. Schiefelbein e um filho tocam uma propriedade de 62 hectares. A lavoura utiliza tecnologia de ponta. É praticamente um jardim, repetida há 40 anos. Foi lá que o governador gaúcho Olívio Dutra e o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, abriram a colheita no último dia 17 de março.

A família planta 26 hectares de arroz para semente, mas também mantém roças de milho e mandioca e trabalha com pecuária de corte. A mão-de-obra só não é familiar na hora de catar o arroz vermelho, prática ainda manual. A produtividade média da lavoura sempre supera os 7,5 mil quilos de arroz por hectare.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter