Ministro critica taxa para bloco

Segundo ele, a medida só seria aceitável, e de forma transitória.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, contestou, ontem, a proposta argentina de taxar as exportações agrícolas dentro do Mercosul. – Não há nenhum interesse nesse tipo de prática -, destacou.

Segundo ele, a medida só seria aceitável, e de forma transitória, se alguma atividade rural tivesse lucratividade extrema ou houvesse risco de desabastecimento.

Para Stephanes, a tributação não é parte de política agrícola nem econômica, mas instrumento de geração de receita para o Estado.

O ministro descartou negociar o assunto, mas admitiu que o governo monitora a evolução das importações de trigo e farinha, o que pode desestabilizar a produção brasileira.

A proposta da Argentina, que já adota sistema de taxação de grãos, será apresentada aos demais membros do Mercosul nos dias 17 e 18 de dezembro, em Montevideu, durante a reunião de cúpula do bloco.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter