Ministro japonês visita plantação de arroz na Coreia do Sul
(Por Planeta Arroz) O ministro da Agricultura japonês, Shinjiro Koizumi, visitou um campo de arroz em um subúrbio de Seul no domingo para inspecionar a situação do cultivo de arroz local.
Durante a inspeção em Paju, província de Gyeonggi, Koizumi recebeu explicações de um produtor de arroz sobre as tendências dos preços de mercado e medidas para combater altas temperaturas e pragas.
Falando a repórteres, Koizumi disse que a duplicação dos preços do arroz no Japão em um ano, juntamente com o rápido aumento nas importações de arroz do exterior, incluindo da Coreia do Sul, “gerou ansiedade entre os agricultores japoneses”.
O ministro enfatizou que trabalharia para estabilizar o mercado de arroz japonês por meio da liberação de estoques de arroz do governo e da mudança de política para aumentar a produção de arroz no Japão.
As exportações de arroz sul-coreano para o Japão aumentaram acentuadamente, atingindo um recorde de 416 toneladas entre janeiro e junho deste ano, o que é 26 vezes o maior total registrado em 2012, de acordo com a Korea Agro-Fisheries & Food Trade Corp. Isso ocorre porque o arroz sul-coreano, mesmo com tarifas, agora pode ser vendido por preços semelhantes aos do arroz japonês. Os japoneses buscam fontes de abastecimento.