Ministro Rodrigues anuncia 80 milhões para contratos de opção
Recursos anunciados retiram do mercado a oferta de 1 milhão de toneladas. Só não há previsão de quando os recursos chegam aos bancos e ao bolso do produtor.
O governo federal deve destinar nos próximos dias R$ 80 milhões para contratos de opção privados para o arroz. A informação foi divulgada pelo deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), após reunião ontem, em Brasília, entre representantes do agronegócio e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. ‘Os valores devem absorver cerca de 1 milhão de toneladas de arroz’.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, disse que o anúncio dos recursos ‘são um passo significativo no atendimento às necessidades dos agricultores ante os prejuízos causados pela seca’. Já o presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, completou que a alocação ‘desde que seja realmente anunciada em seguida’, auxiliará na comercialização do cereal, ‘oferecendo uma sinalização para o mercado’.
Os representantes das entidades também solicitaram ao governo a negociação das dívidas do Pesa, Securitização, Recoop e liberação de recursos para financiamento do custeio da safra de trigo 2005/2006, entre outros pedidos.


