Morre ex-presidente da Farsul, Balthazar de Bem e Canto

Corpo foi velado na sede da federação em Porto Alegre. Arrozeiro, Balthazar também recebeu o troféu Homem do Arroz, da Federarroz, e foi presidente do Irga.

O agropecuarista Balthazar de Bem e Canto faleceu na madrugada da última terça-feira, 2, aos 71 anos, vítima de complicações de uma pneumonia. Natural de Cachoeira do Sul, criava gado e plantava arroz em Rio Pardo e Pantano Grande. Além da atuação no campo, o advogado por formação também teve destaque na política. Em meados da década de 70, assumiu a presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Anos mais tarde (1979), foi secretário da Agricultura do governo Amaral de Souza. Em 1982, elegeu-se deputado federal pelo antigo PDS. Na mesma época, assumiu a presidência da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) na gestão 1982/1985.

Após encerrar seu mandato à frente da federação, foi se desligando aos poucos das atividades políticas e voltou a se dedicar à agropecuária. Bastante ativo na lida, passava a semana no Interior e, nos finais de semana, retornava à Capital, onde residia com a esposa. Em 2003, foi homenageado com o título de Homem do Arroz pelas décadas de dedicação ao cultivo no Estado. Amante do futebol, foi conselheiro do Grêmio por diversas vezes. Balthazar de Bem e Canto deixa a esposa Leane, duas filhas e quatro netos.

1 Comentário

  • Grande homem… Brilhante cidadão… Grande produtor… Grande político…Bons tempos foram aqueles em que o IRGA e a FARSUL estiveram sob o seu comando… Que ele descanse em paz !!! Meus sinceros pesares a família enlutada.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter