Morreu Bob Papanos, analista que previu crise e preço recorde do arroz de 2008/09
(Por Cleiton Evandro, AgroDados/Planeta Arroz) Morreu uma lenda. Robert “Bob” Stanley Papanos, 79 anos, faleceu na última semana (dia seis). Ele era um dos maiores analistas de mercados de arroz do mundo e ganhou ainda mais notoriedade ao tornar-se a primeira voz a prever a crise mundial de alimentos de 2008/09 e a evolução recorde dos preços do arroz naquele momento. Profético para alguns, estudioso para outros, Papanos tornou-se uma lenda do mundo arrozeiro. Diversas manifestações de condolências chegaram aos seus familiares de todas as partes do mundo.
A presidente e CEO da Associação de Produtores de Arroz dos Estados Unidos, Marcela García, lamentou o falecimento. “Bob foi um grande professor que compartilhou seu amor pela boa música (aqueles que o conhecem se lembrarão de sua paixão por Taylor Swift) e seu amplo conhecimento sobre arroz, entre outras coisas. Ele era conhecido na indústria do arroz como um especialista, e tenho o privilégio de tê-lo como mentor e amigo. Descanse em paz, Bob; você será lembrado com carinho”, publicou nas redes sociais da USRPA.
Bob nasceu em 2 de setembro de 1944, em Hartford, Connecticut, filho de Mary Beebe Papanos e Stanley Papanos. Ele atendeu ao chamado do dever durante a Guerra do Vietnã, servindo na Força Aérea dos Estados Unidos por quatro anos. Após seu serviço na Guerra do Vietnã, Bob prosseguiu seus estudos e se formou na Universidade Wesleyan. Ele obteve sucesso no comércio de commodities agrícolas, fazendo contribuições duradouras e conquistando o respeito de colegas e amigos. Era viúvo de Victoria Liang Papanos e deixou os filhos Anne Gallo e Andrew Papanos, genro, nora e quatro netos.
Um serviço memorial para Robert Papanos será realizado no sábado, 2 de março de 2024, no Texas.
Para Dwight Roberts, ex-presidente e atual consultor da USRPA, “não se conhece pessoas como Bob Papanos duas vezes na vida”. Ele prossegue: ‘Seu conhecimento da história mundial era extraordinário, com detalhes de todos os cantos do mundo. Bob abriu meus caminhos sobre entender e conhecer o mercado de arroz. Ele tinha um talento único: via o mercado de arroz de ângulos que ninguém via. A sua capacidade de analisar a política arrozeira dos governos mundiais, aplicando a oferta/demanda, ajudou a prever ações e reações do mercado”, reconhece Roberts.
Segundo o ex-presidente da USRPA, Bob Papanos ficou muito mais famoso quando previu o grande aumento de preços de 2008 em novembro de 2007. “Veterano da Guerra do Vietnã na década de 1960, quando serviu à Força Aérea dos EUA, Bob foi vítima do ‘Agente Laranja’, um herbicida usado pelos militares dos EUA para destruir plantações e recursos de tropas vietcongues”, observa.
Começando pela Cargill, Bob Papanos passou quase 50 anos atuando ligado ao arroz, com uma lista das principais empresas de grãos, com foco neste cereal. Ele falava Madarin fluentemente e conseguia se comunicar em várias outras línguas, por isso e pelo trabalho visitou cerca de 80 países. “Bob foi consultor de arroz para muitas entidades e ensinou muita gente. Eu não conheceria e entenderia os mercados sem ele. Bob era analista de arroz 8 dias por semana. Viajamos juntos para a Ásia, América Latina, África, etc. e, claro, para a região arrozeira dos Estados Unidos. Bob fica sempre feliz em conversar com um pequeno produtor ou com um ministro em qualquer lugar”, completa Dwight Roberts.