Movimento é recorde no primeiro dia da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

 Movimento é recorde no primeiro dia da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Henrique Dornelles: superada a meta do primeiro dia

Mais de 1.500 pessoas estiveram no Parque Zé Terra nesta quinta-feira.

Se nas primeiras horas da manhã os organizadores comemoravam a presença de mais de 600 pessoas realizando o roteiro da Vitrine Tecnológica da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no início da tarde festejaram o recorde de mais de 1.500 credenciamentos apenas no primeiro dia do evento, no Parque Zé Terra, em Mostardas (RS). Só têm acesso ao parque os visitantes credenciados. O restaurante do Parque serviu perto de mil refeições. Produtores de todas as regiões gaúchas, de Santa Catarina e do Paraguai marcaram presença neste primeiro de três dias da Abertura da Colheita. Um empresário colombiano também está participando da Abertura da Colheita para divulgar equipamentos de irrigação.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Osório Dornelles, lembra que nesta época inúmeros produtores estão envolvidos com os preparativos ou as operações de colheita. “Mesmo assim, é expressivo o número de rizicultores no evento, especialmente para acompanhar as inovações tecnológicas e o manejo de culturas alternativas como a soja e o milho”, revela. O produtor César Leandro Fraga, de Santo Antônio da Patrulha (RS), foi um dos inúmeros arrozeiros a percorrer a Vitrine Tecnológica na manhã desta quinta-feira. Fraga, que cultiva 30 hectares de arroz na safra 2013/14, pelo sistema convencional, ficou surpreso com o nível da tecnologia empregada nas lavouras em exposição em Mostardas. Duas lavouras demonstrativas chamaram a sua atenção em especial: a da Embrapa Clima Temperado sobre linhagens de arroz de alta produtividade para produção de etanol e as cultivares híbridas.

Já para o rizicultor Flávio Luiz Neutzling Garcia, de Camaquã (RS), considera que as áreas demonstrativas da Abertura Oficial da Colheita do arroz estão cada vez melhores. “A tecnologia evolui numa velocidade impressionante e nós precisamos acompanhar em busca de melhores resultados e rentabilidade”, reconhece. Ex-presidente do Sindicato Rural de Camaquã, e parceiro na 20ª e na 21ª edição da Abertura da Colheita, ele está cultivando nesta temporada 150 hectares de arroz e outros 150 de soja em várzea. Na Vitrine Tecnológica mostrou especial atenção pelo milho irrigado em camalhões, demonstrado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz como alternativa à soja. “Me interessei porque pode ser uma ferramenta importante no manejo de inços e para evitar que algumas ervas daninhas adquiram resistência aos herbicidas”, reconhece.

O presidente do Sindicato Rural de Mostardas, Jânio Cardoso dos Santos, também comemora o sucesso do primeiro dia do evento. “O Parque Zé Terra tem uma ótima estrutura, que foi ampliada e melhorada para receber a Abertura da Colheita. É um esforço da comunidade de Mostardas, para bem receber aos produtores do Rio Grande do Sul, compensado por esta expressiva visitação”, relata. A 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federarroz e da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, e acontecerá até sábado (22), com o apoio do Irga, Farsul e Prefeitura Municipal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter