Moxico: Governador provincial garante apoios para camponeses do Alto-Zambeze (Angola)

Produtores precisam de ajuda do governo para produzir em Angola.

Moxico: Governador provincial garante apoios para camponeses do Alto-Zambeze
Luena, 17/5 – O governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, garantiu hoje no Cazombo (município do Alto-Zambeze) apoios às iniciativas da administração municipal e da população local, no âmbito do programa de combate à fome e pobreza.

O governante, que falava no ato que marcou o início da colheita de arroz realizado hoje, na localidade de Lunachi, 40 quilômetros a oeste do Cazombo, indicou que o apoio consistirá em sementes e instrumentos agrícolas.

O seu governo vai disponibilizar verbas no fim deste mês para que a Direção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Moxico adquira tratores de tração animal e outros meios agrícolas de apoio aos camponeses engajados neste programa.

Explicou que os dois tratores entregues no ano passado contribuíram para a preparação de cinco hectares de terra e cultivo de meia tonelada de arroz, mas atualmente são insuficientes para o trabalho que se pretende realizar. Para este ano pretende-se colher com métodos manuais 10 toneladas de arroz.

O administrador municipal do Alto-Zambeze, Alfredo Muque, frisou que o reinício da produção de arroz vai fazer com que o município recupere o estatuto de grande potência, em termos de produtividade deste cereal.

Reclamou uma máquina para a recolha de arroz por forma a melhorar o trabalho dos camponeses, que têm feito o trabalho manualmente.

O produto que começou a ser recolhido foi doado pela organização filantrópica Federação Luterana Mundial (LWF) e a Direção Provincial da Agricultura e servirá para multiplicação de semente na próxima época agrícola.

Para próxima campanha, aquele responsável disse que se prevê preparar mais de 20 hectares de terra para cultivar arroz, milho, batata rena, mandioca, ginguba e feijão.

Atualmente o município do Alto-Zambeze controla 12 mil camponeses, distribuídos em sete associações agrícolas localizadas em seis comunas que compõem aquela circunscrição.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter