MT começa o plantio do arroz, mas APA está preocupada

Produtores começaram a plantar antes do clima estabilizar e de chover o suficiente, alerta a APA.

As primeiras chuvas que caíram na região, embora esporadicamente, animaram alguns produtores que começaram o plantio do arroz no Mato Grosso. Segundo a APA (Associação dos Produtores de Arroz), o plantio ainda é pequeno e sem muita representatividade na safra 2004/05.

Embora alguns produtores já tenham se arriscado, Ângelo Maronezzi, presidente da associação, faz um alerta, pois segundo ele ainda é cedo para começar a plantar e “é preciso esperar mais para que o período chuvoso se estabilize”. “Quem plantou agora na verdade está correndo um grande risco, pois não choveu o suficiente para uma reserva hídrica no solo e se ficarmos um tempo sem chuva aí pode comprometer o que já foi plantado”, alertou.

O presidente orienta os produtores que aguardem para que mais chuvas, pelo menos, 4 precipitações, caiam na região. “É preciso que haja uma reserva de água no solo de, pelo menos, 70 ml. Atingindo essa quantidade aí o produtor já pode plantar”, indicou.

Este ano a região que abrange, além de Sinop, as cidades de Cláudia, Vera, Santa Carmem, Itaúba e outras deve plantar cerca de 200 mil hectares com arroz, o equivalente a 30% a área total do estado, que deve cultivar este ano 600 mil hectares, 15 mil a mais que na safra 2003/2004, quando foram cultivados cerca de 585 mil hectares com a cultura.

A região que é considerada a maior produtora do estado e até do Centro-Oeste deve ter uma produção maior que as outras regiões de Mato Grosso. Enquanto que nos outros municípios a produção deve chegar entre 3 a 3,2 mil kg por hectare, os produtores da região poderão colher até 5 mil kg por hectare. Caso as previsões da APA se concretizarem, na região cerca de 200 mil toneladas do grão devem ser retiradas das lavouras este ano.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter