MT: Produtores de arroz querem ampliar variedades de grãos

Crise do Cirad acelera busca por novos cultivares com qualidade de grão para o Centro-Oeste.

As indústrias de alimentação de Mato Grosso querem desenvolver uma nova variedade de arroz que satisfaça o consumidor final e o produtor. O primeiro passo foi dado ontem com a assinatura da carta de intenção entre o Sindicato das Indústrias de Alimentação (Siamt) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz/Feijão de Goiás. Os empresários vão custear pesquisas de novos cultivares de terras altas (antigo sequeiro) para o Estado.

O presidente do Siamt, Marco Antônio Lorga, se reuniu com a chefe geral da Embrapa Arroz/Feijão, Beatriz da Siqueira Pinheiro, os quais discutiram custo, prazo do desenvolvimento da pesquisa, além da organização do 2º Congresso Nacional do Arroz, a ser realizado em Cuiabá, em abril de 2006, no qual ocorrerá ainda a 8ª Reunião dos Pesquisadores de Arroz.

– A idéia é reunir nesse propósito toda a cadeia produtiva do arroz e as instituições públicas. No processo evolutivo tem de haver participação do produtor, que precisa ser melhor remunerado, e da indústria, que necessita de matéria-prima de qualidade para atender as exigências da dona de casa – ponderou o presidente do Siamt, Marco Antônio Lorga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter