Muitos municípios sofrem com as chuvas em Sergipe
Muitas lavouras de arroz estão embaixo da água das chuvas no Baixo São Francisco.
Os município de Propriá e Neópolis, localizados na Região do Baixo São Francisco estão sofrendo com a alta vazão de rios e da lagoa Cotinguiba. Os agricultores perderam as plantações de arroz, o acesso aos povoados está difícil, mesmo de carro e as prefeituras não têm recursos para solucionar a problemática instalada nas cidades.
Na área do perímetro irrigado da Codevasf muita coisa se perdeu. Nestes lotes, existiam bananeiras e coqueiros que ficaram quase submersos. No povoado Pau da Marreca, o prejuízo foi transformado em diversão para as crianças, que acabam se banhando na água.
No povoado São Miguel, a situação é ainda pior, pois com as chuvas, a lagoa ganha profundidade e a única estrada dá acesso ao povoado Cacimbas que divide os municípios de Propriá e Neópolis foi encoberta.
Alguns se arriscam em atravessar o local a cavalo, mas a maioria utiliza as pequenas canoas e alguns pescadores até cobram R$1 por pessoa, tirando algum proveito da situação.
Os moradores da região não sabem até quando terão que conviver
com a situação, pois além de mais previsão de chuva para o estado, o órgão público tem dificuldades para enfrentar os problemas do período.
– Alguns proprietários do povoado São Miguel perderam sua safra de arroz, mas a Prefeitura tem utilizado toda a sua estrutura para minimizar o sofrimento das famílias de Propriá e o órgão entrou em contato com a Codevasf para aumentar a assistência à população e tentar solucionar o problema, escoando a água – explicou o secretário de Planejamento de Propriá, Fernando Brito.