Municípios do Vale do Rio Pardo (RS) devem semear 31 mil hectares de arroz

 Municípios do Vale do Rio Pardo (RS) devem semear 31 mil hectares de arroz

Siqueira e Kohl, expectativa para a safra

Arrozeiros do 5°e 27º Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Instituto Rio Grandende do Arroz (Irga) iniciaram o plantio das lavouras.

Os orizicultores gaúchos deram início à safra de arroz 2013/2014 no Rio Grande do Sul. A estimativa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é que sejam cultivados 1.100.347 hectares do cereal no Estado, índice 2% superior ao ciclo anterior. No Vale do Rio Pardo, os municípios de abrangência do 5º e 27º Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga projetam a semeadura de 31 mil hectares nos 13 municípios de abrangência. O trabalho nas lavouras, iniciado na semana passada, promete ser acelerado daqui por diante, especialmente para que ocorra dentro do período técnico recomendado.

Conforme o engenheiro agrônomo Alessandro Queiroz, os agricultores do 5º Nate do Irga devem implantar 13.500 hectares nas áreas produtivas de Rio Pardo, Passo do Sobrado, Pantano Grande e Norte de Encruzilhada do Sul. “Já temos 22 hectares de pré-germinado semeados”, explica. A tendência é haver um decréscimo de 6% na extensão cultivada com arroz e um acréscimo de 21% no plantio de soja na várzea. “Os produtores apostam na rotação de culturas para ter maior produtividade.” Queiroz reforça que a expectativa é superar em 300 quilos a média produtiva do ano passado, alcançando 7.800 quilos por hectare.

Já na região do 27º Nate, que integra Candelária, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, Novo Cabrais, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz, as 1.200 famílias envolvidas com a atividade devem plantar a mesma área do ano passado, aproximadamente 17,5 mil hectares. O município de Candelária continua na liderança produtiva, com 8,5 mil hectares. Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Luciano Siqueira, a maior parte da plantação, aproximadamente 68%, corresponde ao sistema pré-germinado. “As primeiras lavouras foram semeadas no dia 12 de setembro. Até a semana que vem, devemos atingir 5% da área cultivada”, estima.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter