Na lista de compras
Arroz é um dos produtos a serem negociados com a UE .
O arroz é o mais novo item agrícola da lista de produtos do Mercosul que serão negociados junto à União Européia. A inclusão foi solicitada pela cadeia produtiva em reunião com os ministros Roberto Rodrigues (Agricultura) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). "A União Européia é um tradicional importador de arroz e o Mercosul tem potencialidade para aumentar sua produção no curto prazo para atender a essa demanda", acredita Pery Sperotto Coelho, presidente do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga).
Os blocos devem trocar ainda no primeiro semestre listas de oferta de produtos, com cotas de importação específicas e vantagens tarifárias. A lista inclui mais de 600 produtos agrícolas, além de itens da indústria têxtil e do setor automotivo. De acordo com Sperotto Coelho, os embarques de arroz serão divididos em cotas entre Brasil, Argentina e Uruguai, caso a União Européia se decida pelo cereal do bloco.
A produção do Mercosul para este ano é estimada entre 13,5 milhões e 14 milhões de toneladas, das quais 1,4 milhão serão exportadas, sendo a maior parte originária do Uruguai. "O arroz agulhinha produzido no bloco é de alta qualidade e, portanto, temos condições de concorrer em novos mercados", observa Pery Sperotto.