Nature publica reportagem sobre o código genético do arroz

O arroz proporciona atualmente 20% da provisão de energia alimentar no mundo, segundo dados da ONU.

A revista científica Nature publicou nesta semana que uma equipe de cientistas decifrou o código genético do arroz, principal cultivo alimentar mundial. De acordo com a Nature, a descoberta representa um marco no setor agrícola.

Pesquisadores de vários países trabalharam juntos durante sete anos para determinar a ordem dos 400 milhões de genes que compõem o DNA do genoma (constituição genética) do arroz.

A seqüência final inclui 37.544 genes, divididos em 12 cromossomos. O modelo genético completo servirá para desenvolver novas variedades que permitam colheitas maiores e que sejam resistentes a pragas, secas e enfermidades, segundo disseram à Nature os responsáveis pelo projeto.

Também foi destacado que os dados obtidos proporcionarão informações sobre outros cereais, já que o arroz é similar geneticamente ao milho, trigo, cevada, centeio e cana-de-açúcar. Participaram do estudo especialistas de países como Japão, Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia, Tailândia, Brasil e França.

O arroz proporciona atualmente 20% da provisão de energia alimentar no mundo, segundo dados da ONU. Apesar de representar 30% da produção mundial de cereais, que duplicou nos últimos 30 anos, os especialistas afirmam que serão necessários muito mais colheitas em um futuro próximo.

Desta forma a tendência atual de consumo do produto supõe que no ano de 2025 cerca de 4,6 bilhões de pessoas dependerão do arroz, e por isso será necessário um aumento de 30% em sua produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter