Navio com arroz argentino chega à Costa Rica

 Navio com arroz argentino chega à Costa Rica

Navio já começou a ser descarregado (Foto: El País)

(Por Planeta Arroz) Começou nesta segunda-feira a operação de descarga de 9.000 toneladas de arroz do navio AVRA.GR, para abastecer o mercado nacional no Terminal Gastón Kogan da Junta de Administração e Desenvolvimento Econômico do Porto (JAPDEVA).

Proveniente da Argentina, o navio foi atracado no dia anterior por equipes da JAPDEVA, registrando uma manobra em tempo hábil e entrando em operação, uma vez recebidas as autorizações das autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O navio transporta o arroz que será despachado diretamente para o Planalto Central, depois será distribuído em todo o território nacional para abastecimento e consumo interno.

“A chegada deste navio é mais um passo na rota de constituição do Caribe costarriquenho, especificamente Moín, na entrada estratégica de grãos no território nacional. A localização natural de Limón é uma vantagem inigualável que se pretende aproveitar para melhorar a competitividade do país, enquanto a JAPDEVA tem feito todos os esforços para prestar um serviço de qualidade e preparar-se para equipar e gerar uma dinâmica de serviço ainda melhor para este tipo de carga”, afirmou Andrea Centeno, presidente executiva da JAPDEVA.

Ele acrescentou que “este navio se junta à experiência bem sucedida que tivemos com o Atlantic Maya em outubro passado, quando 50.000 toneladas de milho e soja foram descarregadas através de nosso terminal para consumo da Costa Rica e da indústria nacional”.

Redução de navegação e tempo de espera. O desembarque de grãos no porto de Moín de JAPDEVA reduz o tempo de navegação dos navios, bem como os tempos de espera para o trânsito de grãos, pois a rota marítima é direta sem a necessidade de passar pelo Canal do Panamá, seja do Portos atlânticos dos Estados Unidos e da América do Sul, como é o caso do AVRA GR, cujo último país de chegada foi a Argentina.

“A operação do navio que vem da América do Sul está prevista para 50 horas. Empresas como Arrocera Internacional e Tío Pelón -nesta ocasião- importam o grão e até em alguns sacos traz arroz pré-cozido para consumo nacional. Uma pequena parte será armazenada em nosso armazém FLOGAR em Limón”, explicou Javier Maitland, chefe de operações da MARINSA, empresa de navegação responsável pelo navio AVRA GR.

“Para a nossa linha de navegação, este embarque também representa emprego para estivadores de grãos, para transportadores, comércio, refrigerantes e restaurantes, e até postos de gasolina da região que possam dar suporte a essa operação de navio”, assegurou.

A atenção do navio no terminal de JAPDEVA envolve mais de 250 caminhões que transportarão o arroz em sacos de Limón até o Planalto Central, cada um pesando aproximadamente uma tonelada. O grão será transferido pela rota 32 para os armazéns de expedição.

O processo de transformação da JAPDEVA também contemplou a especialização dos terminais portuários para oferecer um serviço cada vez mais específico e rápido ao país.

A Costa Rica adquiriu 80 mil toneladas de arroz com preferência de compra no Brasil em sua mais recente licitação, sendo que 25 mil toneladas já foram enviadas. (Com informações de El País/CR)

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