Nigéria poderá comprar arroz gaúcho

Negociação internacional busca colocar arroz brasileiro na Nigéria.

A cadeia orizícola do Rio Grande do Sul poderá fechar nesta semana importante acordo comercial com a Nigéria, segundo informou o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS). As entidades do setor arrozeiro aproveitam a visita da delegação do país africano ao Brasil, entre os dias 06 e 08 de setembro, para discutir a venda do cereal. Os nigerianos já demonstraram interesse em adquirir o grão em contato com o ex-presidente da Conab e ministro da Agricultura, Francisco Turra, em recente visita que fez ao país africano.

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) conduziu as negociações em Brasília junto aos Ministérios das Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Agricultura. Encaminhou, no último dia 23, aos representantes das pastas, demanda apresentada pelo setor.

– Federarroz, Irga, Farsul – entre outras associações gaúchas – estão dispostas a exportarem arroz industrializado ou em casca. Conversamos com os ministros e pedimos que o assunto seja debatido com os membros da missão presidencial nigeriana – disse Heinze. Ínicialmente há uma expectativa de fechar uma negociação entre 75 mil toneladas e 100 mil toneladas de arroz em casca com a Nigéria. Atualmente, outro país africano, o Senegal, é o maior importador de arroz brasileiro, mas está embarcando arroz quebrado (canjicão e quirera) beneficiado.

Problemas

Para exportar arroz para a Nigéria, no entanto, o Brasil precisará ter muito jogo de cintura e vencer alguns obstáculos importantes. O país africano importa mais de 2 milhões de toneladas/ano de arroz, mas de variedades indianas diferentes do tipo de arroz produzido e consumido no Brasil. Afora isso, apenas uma trading opera com importações para aquele país e o produto precisa chegar por um país vizinho. O preço internacional também não ajuda. Com o dólar em baixa no Brasil, o preço ao produtor estaria em torno de R$ 15,00 para viabilizar a venda.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter