No olho do furacão

 No olho do furacão

Barreto: de olho nas áreas fiscal e tributária

Criação da Abiarroz amplia a força política da indústria
.

Representantes das indústrias beneficiadoras de arroz de vários estados brasileiros estiveram reunidos durante a 19ª edição da Abertura da Colheita, em Cachoeirinha (RS), para discutir a criação de uma nova entidade voltada à defesa dos interesses do segmento. Trata-se da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), cujo objetivo é ampliar a força política do setor no âmbito federal, bem como contribuir na formulação de políticas públicas que promovam a sustentabilidade e a rentabilidade da atividade produtiva.

A nova entidade, ainda em fase de registro, tem sede em Brasília (DF) e já reúne indústrias e cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. “O caráter político da associação está no fato de congregar todas as entidades que representam os interesses da indústria arrozeira nas questões macroeconômicas e conjunturais que afetam o setor, sobretudo nas áreas fiscal e tributária”, define o presidente da Abiarroz, André Barbosa Barreto.

A Abiarroz também deverá atuar na captação e programação de incentivos nacionais e internacionais e linhas especiais de crédito destinados à indústria. “Vamos criar, manter, organizar e gerir sistemas de serviços cooperativos para os associados como grupos ou clubes de seguros, análises de arroz, cadastramento de clientes e pesquisas de mercado, buscando sobretudo minimizar os custos destes serviços”, destaca Barreto.

OPÇÃO
– A opção pela instalação de uma sede física em Brasília, de acordo com o dirigente, vai permitir acompanhar de perto os trabalhos relativos ao processo legislativo e a discussão nas comissões destinadas à aprovação ou modificação de normas pertinentes ao beneficiamento e comercialização do arroz. Ele explica que a equipe que vai atuar na capital federal é formada por pessoas experientes, com grande conheci-mento técnico, influência e trânsito no Congresso, o que deverá imprimir um ritmo ainda mais dinâmico no enca-minhamento dos pleitos junto ao Governo.

O caráter regional da instituição leva em conta a individualidade de cada estado nas questões que envolvem o segmento no âmbito federal. “Cada estado com cinco associados ou mais, no caso indústrias ou federações, terá direito a indicar um vice-presidente”, ressalta Barreto. “O mandato dos membros da diretoria será de dois anos, sendo permitida a reeleição”, complementa.

 

FIQUE LIGADO

Na prática a nova entidade já nasce com experiência acumulada na defesa dos interesses do setor. Produtor em Rio Pardo, André Barbosa Barreto presidiu a Câmara Setorial do Arroz por oito anos. Também foi presidente da Federação das Cooperativas de Arroz do RS (Fearroz) durante 18 anos. A reunião setorial que tratará da instalação da Abiarroz está programada para o dia 8 de maio, durante a realização da Exposição Internacional do Arroz (Expoarroz 2009), que vai de 6 a 10 de maio em Pelotas (RS).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter