Nova cultivar de arroz se destaca por vigor e sanidade
Trata-se de uma cultivar com estabilidade e bom desempenho agronômico.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) apresenta uma nova cultivar de arroz irrigado, desenvolvida considerando todas as características de clima, de solo e da indústria catarinense.
O SCS 125 Olímpio foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí e se destaca pelo alto potencial produtivo, tem um ótimo arranque inicial, é altamente vigoroso e com ótima sanidade.
De acordo com o pesquisador, Alexander de Andrade, a nova variedade tem ciclo longo de em torno de 147 dias entre a emergência e a maturação , resistência ao acamamento e boa qualidade de grãos. Também é adequado à parboilização. “Nos ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) atingimos um valor superior a dez toneladas por hectare de produtividade”, ressalta o pesquisador. Trata-se de uma cultivar com estabilidade e bom desempenho agronômico.
A variedade será lançada no dia 19 de fevereiro durante a Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina que acontece em Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí. O Estado espera colher nesta safra cerca de 1.163 milhão de toneladas de arroz irrigado, um recuo de 4% em relação ao ciclo anterior, de acordo com a última projeção da Conab.