Nova Mutum vai plantar 15 mil/ha de arroz em áreas novas

No ano passado foram plantados 35 mil hectares, mas o arroz funciona apenas como cultura de abertura de áreas para a soja na região.

A soja sempre foi o carro chefe de produtividade de Mato Grosso. O plantio este ano começou lento devido a falta de chuvas no início do mês, mas pelo menos mais da metade dos 11 milhões de hectares que devem ser cultivados já foram semeados. Mas nem tudo será coberto com a oleaginosa. Mesmo em quantidade bem menores, culturas como milho, sorgo, milheto e arroz também vão cobrir os campos no estado.

E é o arroz que irá cobrir parte da área de Nova Mutum (250 quilômetros de Sinop). A Secretaria Municipal de Agricultura ainda não tem números exatos do plantio, mas estima que 15 mil hectares de áreas recém abertas deverão ser cultivados com arroz. “A soja não suporta uma área nova, já o arroz é mais resistente e tem boa produtividade no primeiro plantio da área. Então os produtores que este ano abririam novas áreas vão plantar arroz em vez de soja”, explicou o secretário de agricultura do município, José Francisco de Morais.

A área é quase a metade do que foi cultivado no ano passado (35 mil hectares). Para o secretário a redução se deve ao fato de que os produtores já planejam a agricultura pensando no cultivo da soja. “A soja sempre foi o carro chefe na nossa região. O arroz é só mesmo para áreas de abertura”, acredita. “O milho também é bem cultivado mas como opção de safrinha, hoje já chamada de segunda safra”, acrescentou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter