Nova Veneza e Forquilhinha: cidades entre os maiores produtores de arroz de SC

Dados preliminares do IBGE foram divulgados nessa quinta-feira. Ao todo, 728 recenseadores trabalharam na coleta, e visitaram 264 mil endereços em Santa Catarina.

Após 11 anos, a realidade agrícola do país volta a ser destaque. Isso porque, nesta quinta-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados preliminares do mais recente censo agropecuário brasileiro. De acordo com coordenador regional Sul da pesquisa Gustavo Perez Lemos, os dados foram levantados entre outubro de 2017 e fevereiro desse ano e os pesquisadores percorreram todos os municípios da região.

Ao todo, 728 recenseadores trabalharam na coleta, e visitaram 264 mil endereços em Santa Catarina. No país foram recenseados 4,9 milhões de estabelecimentos agropecuários.“O resultado oficial pode demorar até três anos para sair. Isso porque o IBGE vai esmiuçando todas as informações. Por exemplo, vai especificando e trabalhando os dados de cada cidade”, comenta Lemos.

Vocação para o plantio do arroz

Nas cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Criciúma destaca-se pela produção de banana com 82 estabelecimentos que trabalham com a produção da fruta. Já em Nova Veneza, Forquilhinha e Içara, o plantio de arroz é comum. Sendo que desses, Forquilhinha está em quarto lugar entre os dez maiores produtores de Santa Catarina. A cidade possui 289 estabelecimentos voltados ao plantio do arroz e produz 71.996 toneladas. Nova Veneza está em sexto lugar com 204 estabelecimentos e uma produção de 57.217 toneladas.

Em Cocal do Sul, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, o plantio de milho é comum, mas nenhuma das cidades está entre os maiores produtores do Estado. Entre os municípios, Orleans se sobressai com 418 estabelecimentos, seguido de Siderópolis que possui 110.

Produção pecuária

Na região, a maioria dos estabelecimentos agrícolas trabalha com a criação de galinhas. Lauro Muller, Orleans e Siderópolis estão entre as cidades que possui o maior número de aviários da Amrec. Desses, o município de Lauro Muller é o que conta com mais cabeças de galinha, totalizando aproximadamente 2,05 milhões. Já Siderópolis possui 1,3 milhões e Orleans 2,4 milhões.

Realidade dos agricultores

O censo agropecuário também identificou o perfil das pessoas que trabalham no campo. O instituto divulgou apenas os dados preliminares estaduais e foram constatados que em Santa Catarina, 89% das pessoas que trabalham em estabelecimentos agropecuários são homens. Apenas 10% são mulheres. Desses 63% tem entre 30 a 60 anos e 43% cursou apenas o primário.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter