Novas opções para produtores de arroz de Santa Catarina

Em treinamento que reuniu 85 produtores, a Epagri/SC apresentou opções para a produção de arroz irrigado e viabilização econômica para pequenas propriedades produtoras da região Sul de Santa Catarina.

A Epagri realizou evento no Centro de Treinamento de Araranguá, que reuniu cerca de 85 participantes entre técnicos, lideranças e agricultores da região Sul Catarinense para apresentar, por meio de palestras e visitação a campo, opções para os produtores de arroz irrigado da região de viabilização econômica especialmente para as pequenas propriedades produtoras.

O trabalho vem sendo desenvolvido há três anos no Cetrar com a participação da Estação Experimental da Epagri de Itajaí e conta com o apoio da Fapesc e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá.

Os resultados apresentados demonstraram a viabilidade técnica em se produzir arroz irrigado no “Sistema de Produção Orgânica de Arroz”. Este é um processo que poderá contribuir para a renda de produtores de arroz que tenham condições e áreas apropriadas para este fim, tendo em vista a possibilidade de uma produção com um custo mais baixo e de atingir boas produtividades.

Outra opção são os tipos especiais de arroz que por apresentarem alguns diferenciais ao arroz comum conseguem um preço superior no mercado. Mesmo as produtividades normalmente sendo inferiores aos comuns eles podem apresentar um bom retorno econômico. Entre eles tem-se o grupo dos aromáticos, dos glutinosos, dos arbóreos, dos catetos e os chamados de “cor” como os pretos e os vermelhos.

Os tipos especiais de arroz em geral apresentam certas qualidades superiores sendo, por isso apreciados, ou são de hábitos de consumidores específicos. Arroz dos tipos pretos e vermelhos apresentam maiores quantidades de proteínas, fibras e antioxidantes o que os torna importantes para a saúde.

Para a próxima safra a Epagri irá disponibilizar um tipo de arroz vermelho e um tipo de preto para que sejam iniciados os processos de multiplicação desses materiais. O desenvolvimento de alternativas à disposição dos produtores e empreendedores do setor dependerá da adesão de todos, desde os produtores, da indústria e especialmente dos consumidores ao valorizarem esses produtos.

Prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Araranguá Rogério Pessi, o Gerente de Agricultura da SDR de Araranguá Moises Tomazi, o Gerente Estadual de Planejamento da Epagri Renato Bez Fontana, o Gerente Regional de Araranguá Clódis de Brito, o Gerente da Estação Experimental de Itajaí José Alberto Noldin, o Gerente do Cetrar, Luis Carlos Piva e representantes de outras instituições como UFSC, Sindicatos, Acevam, Secretários Municipais e Empresas de Assistência Técnica.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter