Novas regras devem reduzir exportações da Índia para a Europa

 Novas regras devem reduzir exportações da Índia para a Europa

Produção de arroz basmati orgânico é a única que se enquadra nas novas regras

Restrições a pesticidas são associadas ao arroz basmati, mais valorizado nas transações comerciais.

Autoridades indianas afirmaram ontem que a exportação de arroz para a União Europeia deverá declinar significativamente nos próximos meses. Em boletim emitido em novembro com notificação sobre as diretrizes para a exportação de arroz, a União Europeia ampliou as exigências de qualidade e pureza do produto, o que deve limitar o número de empresas credenciadas a realizar as operações pelo aumento dos custos e o risco envolvido. Os indianos estão avaliando as possibilidades.

Pelas novas regras, o exportador da Índia precisará enviar uma amostragem dos lotes a um laboratório credenciado da União Europeia e somente após a inspeção e aprovação, poderá embalar e exportar o volume total. O custo da operação, com isso, aumentou em até 30 mil rúpias por contêiner, dependendo do laboratório. E se o lote for rejeitado, o prejuízo é certo.

Um exportador foi citado pela imprensa da Índia dizendo: “é um fato conhecido que o arroz basmati indiano tem altos níveis de triciclazol. Excede 10 vezes os limites permitidos. Precisamos comprar basmati orgânico para exportação para a União Europeia, que custa de cinco a seis rúpias a mais por quilo que o produto normal, além dos custos de embalagem, inspeção e testes de laboratório”.

As exportações para a União Europeia do arroz indiano diminuíram significativamente desde que as regras sobre pesticidas começaram a entrar em vigor em 2017. No entanto, as exportações de arroz do Paquistão aumentaram significativamente, substituindo grande parte da fatia de mercado da Índia no velho continente. O governo da Índia tem aumentado a pressão para que os agricultores evitem usar os pesticidas proibidos ou acima do limite permitido. A adequação é considerada essencial, pois muitos outros países importadores devem seguir o padrão de teste de pesticidas semelhante ao da UE.

A Índia também espera uma queda nas exportações de arroz basmati para a Arábia Saudita, que está adotando regras muito parecidas com as da União Europeia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter