Novo arroz aromático dos EUA preocupa a Tailândia
O governo tailandês encarregou o Departamento de Propriedade Intelectual, juntamente ao Ministério da Agricultura e a embaixada tailandesa de Assuntos Comerciais nos Estados Unidos, de investigarem se o arroz americano Jazzman Rice foi desenvolvido a partir do arroz tailandês Jasmine.
O governo tailandês está analisando se o arroz aromático recém-desenvolvido pelos americanos, chamado Jazzman rice, similar ao Jasmine, famoso arroz premium tailandês, viola qualquer direito de propriedade intelectual, segundo o vice-ministro do Comércio Alongkorn Polabutr. O arroz aromático da Tailândia (Thai jasmine rice ou Thai fragrant rice), conhecido localmente como Khao Hom Mali, é reconhecido internacionalmente como um arroz premium de classe superior por seu grão longo, aroma exclusivo e sabor suave.
O Centro de Agricultura da Universidade da Louisiana (LSU Agcentre) anunciou recentemente que desenvolveu com sucesso uma nova variedade de arroz aromático, a LA2125, que tem uma fragrância muito semelhante, grão macio e qualidade similar à do arroz Jasmine e denominou-o Jazzman rice. O anúncio causou preocupação entre os exportadores de arroz tailandês e os agricultores, uma vez que o Jazzman rice pode constituir uma ameaça para as indústrias do arroz Jasmine e para as exportações do produto, já que os consumidores podem ficar confusos devido ao nome e à qualidade semelhantes.
Os Estados Unidos são um dos principais mercados de exportação para o arroz da Tailândia, importando cerca de 400.000 toneladas do arroz Jasmine por ano. O governo tailandês encarregou o Departamento de Propriedade Intelectual, juntamente ao Ministério da Agricultura e a embaixada tailandesa de Assuntos Comerciais nos Estados Unidos, de investigarem se o arroz americano Jazzman Rice foi desenvolvido a partir do arroz tailandês Jasmine.
O governo também pedirá a colaboração do International Rice Research Institute (IRRI), das Filipinas, para ajudar a verificar a origem do Jazzman rice. Se for constatado que os genes do arroz tailandês Jasmine foram utilizados para a produção e distribuição comercial, o governo tailandês tomará medidas contra o que é considerada uma violação de direitos autorais e propriedade intelectual.
O Ministério do Comércio tem planos para impulsionar a exportação do arroz Jasmine com melhores embalagens e produtos de valor agregado, tais como a combinação de fragrância de chá verde com o arroz Jasmine, na tentativa de atrair mais clientes, sobretudo os japoneses.


