Novo Cabrais também mobiliza seus produtores

Município da Depressão Central se soma aos protestos dos arrozeiros.

O município de Novo Cabrais (RS) faz hoje, 8, a partir das 13h, uma mobilização de orizicultores e sojicultores, solidarizando-se com o movimento gaúcho de produtores rurais por melhores condições para o setor. Agricultores, lideranças políticas e comunitárias e a comunidade estão sendo convidados a prestigiar o evento, como forma de fazer valer a pressão do segmento por preço mais justo aos produtos e contra a concorrência desigual criada pela importação do arroz, que acaba baixando o preço final do produto, criando um grande desequilíbrio entre esse valor e o custo de produção, como define o vereador Jorge Menezes (PP), que organiza o movimento.

A Prefeitura Municipal e a Associação dos Arrozeiros de Novo Cabrais, com a participação ativa do seu presidente, Gilmar Dumke, colaboram na organização. “Trata-se de uma reivindicação de extrema relevância não apenas para os produtores, mas para a economia gaúcha como um todo, que está baseada na atividade primária. Esse é um fator que repercute em todos os demais setores produtivos”, analisa o prefeito Valério Lawall.

Os organizadores da mobilização esperam contar também com a presença de produtores de Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Candelária. A idéia é de que os agricultores posicionem-se com tratores e demais máquinas agrícolas ao longo da RST 287, tendo como ponto de concentração o quilômetro 157 (na altura da Borracharia do Wollmann), na sede do município. “Esta será uma manifestação pacífica, sem qualquer intenção de bloqueio do trânsito no trecho, antecipa Jorge Menezes, que é produtor e liderança da comunidade de Taboão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter