Novo ciclo na lavoura
Embrapa lança cultivar BRS A706 CL para sistemas de cultivo de arroz irrigado
Dentro de seu avançado portfólio de variedades para atender aos diferentes sistemas e microclimas do Brasil, a Embrapa lançou nova cultivar de arroz irrigado de ciclo médio, a BRS A706 CL. A cultivar é voltada aos ambientes tropical e subtropical, para várias localidades do país. Essa novidade reúne o que há de melhor da genética de arroz da Embrapa para a tecnologia da Basf, chamada Clearfield®, de eficiência no controle de plantas daninhas.
A BRS A706 CL é fruto de mais de 10 anos de pesquisa do programa de melhoramento da Embrapa, envolvendo testes de campo nas diferentes regiões do território nacional e diversas análises nos laboratórios da empresa. O resultado foi a junção de características de interesse agronômico, com a qualidade comercial de grãos valorizada pelo mercado consumidor.
O pesquisador José Colombari, coordenador do programa de melhoramento genético de arroz da Embrapa, posicionou o lançamento. “Nós temos colocado que a BRS A706 CL é a cultivar de arroz irrigado que, pela primeira vez no país, possui ciclo médio para o Sistema de Produção Clearfield® e que é indicada tanto para semeadura direta quanto para pré-germinado. A expectativa é trazer maior renda ao produtor pelo elevado potencial produtivo e estabilidade de rendimento de grãos inteiros e, à indústria, pelo suprimento de matéria-prima para linhas de produto premium”, afirmou.
Em testes de campo organizados pela Embrapa com rede de parceiros em todo o Brasil por dois anos consecutivos, a BRS A706 CL destacou-se pelo potencial produtivo superior a 15 toneladas por hectare. Ainda, por se tratar de uma cultivar para o Sistema Clearfield®, a BRS A706 CL possui resistência a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, auxiliando no manejo em áreas com altas infestações de arroz-daninho e outras plantas nocivas de difícil controle pelos métodos usuais.
O gerente de sementes de arroz e trigo da Basf, José Mauro Guma, considerou o Sistema de Produção Clearfield® como uma tecnologia consolidada, com quase 20 anos de mercado desde o seu lançamento e que já ocupa um espaço muito grande nas lavouras de arroz do país. A variedade BRS A706 CL chegará às lavouras comerciais na safra 2022/23.
Questão Básica
A cultivar BRS A706 CL foi desenvolvida por retrocruzamentos com a BRS Catiana, como parental recorrente, e Puitá Inta CL, como doador do gene de resistência a herbicidas do grupo das imidazolinonas (IMI) do Sistema Clearfield® (BASF). O objetivo foi desenvolver cultivar que agregasse as ótimas características agronômicas da BRS Catiana, agregando resistência a herbicidas IMI. Os cruzamentos iniciaram em 2010.
Características fisiológicas e agronômicas
Vigor inicial alto; estatura média de 99 cm; comprimento da panícula em 25,6 cm; capacidade de perfilhamento alta; ciclo de 112 a 135 dias (emergência à maturação), moderadamente tolerante à toxidez por ferro, à brusone e mancha de grãos.
Características físico-químicas dos grãos
Classe: longo e fino; casca: pilosa e clara; peso médio de 1000 grãos: 27,1 g; rendimento: 66,8% de grãos inteiros; parâmetros de cocção (cozimento): intermediário teor de amilose (23,9%) e baixa temperatura de gelatinização; baixa porcentagem de grãos gessados.
Pontos fortes
– Adaptabilidade às regiões de cultivo sob irrigação por inundação, ampla base genérica de resistência à
brusone e elevado potencial produtivo, chegando a 15.636 kg/ha nos ensaios de VCU e produtividade
média de 8.798 kg/ha na safra 2020/21.
– Alta qualidade industrial e culinária, sendo classificado como arroz nobre ou premium.
– Senescência tardia do tecido vegetal (colmos e folhas) até o estádio R9, quando os grãos na panícula
atingem a maturidade completa para a colheita (stay green), evitando o acamamento.