Novos funcionários do Irga tomam posse

 Novos funcionários do Irga tomam posse

Posse foi nesta terça-feira, no Irga, em Porto Alegre (RS)

Autarquia não realizava concurso público há 44 anos.

O ano de 2014 será especial para o técnico agrícola Fernando Henrique Perske que acabou de ingressar na carreira publica como funcionário do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Perske foi empossado na tarde desta terça-feira (17), juntamente com os outros 104 nomeados no concurso público realizado em 18 de agosto de 2013.

Filho de produtores de arroz o técnico agrícola conta que sempre sonhou em trabalhar no Irga. “Desde que entrei no ensino técnico pensava em trabalhar no instituto e esta é uma maneira de eu não me afastar das minhas origens”, destaca Perske que assume dia 02 de janeiro no município de Agudo, na Depressão Central do Estado.

Segundo o presidente do Irga, Claudio Pereira, hoje a autarquia viveu um momento histórico. “Com a chegada dos novos funcionários teremos a certeza da perpetuação da história do Irga e a garantia de manter o Irga forte e trazendo as respostas que o produtor necessita”, afirma.

“O Irga caminhava para se transformar numa Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) depois de 44 anos sem concurso público e com todos os servidores estatutários já aposentados.” lembrou o presidente do Sindicato dos Funcionários do Irga, Gilberto Acosta.

O secretário da agricultura pecuária e agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, falou sobre a importância do Irga para o setor orizícola e como a união da pesquisa e da extensão rural são os grandes aliados para o desenvolvimento. “Se não tivéssemos o Irga, hoje o RS não teria uma das lavouras de arroz mais desenvolvidas do mundo, por isso hoje estamos comemorando uma visão de Estado e o compromisso deste governo com a recuperação das funções públicas”, acredita Mainardi.

Sobre o concurso:

Foram abertas 116 vagas, com ênfase para atender as vagas da equipe técnica, formada por pesquisadores e extensionistas que estavam contratados de forma terceirizada por intermédio da Fundação de Apoio ao Irga e mais 11 vagas para o setor administrativo da autarquia.

Do total de 116 servidores, 11 serão lotados na sede, em Porto Alegre, 32 na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha e 73 nas seis Gerências Regionais e nos 40 Núcleos de Assistência Técnica distribuídos na metade sul do RS.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter