O arroz na contramão dos preços dos grãos no mundo
(Por Bloomberg*) Em um mundo onde os preços das safras estão subindo, alimentando temores de inflação, as cotações de um alimento básico crucial despencaram este ano na Ásia, com reflexos no mundo todo – o arroz.
Ao contrário de 2008, quando o trigo e o arroz atingiram os níveis mais altos já registrados, ajudando a desencadear distúrbios por alimentos em alguns países, este ano eles estão se movendo em direções opostas. Os futuros do trigo em Chicago, uma referência global, subiram cerca de 30% desde o final de dezembro para o maior valor em quase uma década, enquanto os preços de exportação do arroz da Tailândia, um indicador regional, despencaram 25% para o menor nível em quatro anos.
Uma severa seca no Canadá e em partes dos EUA, juntamente com a seca na região do Mar Negro, reduziram a oferta de trigo à medida que a demanda global se expandia. Enquanto isso, as chuvas na Tailândia, um dos maiores exportadores de arroz do mundo, aumentaram a produção.
As colheitas devem aumentar em mais de 20% no país este ano, depois que as chuvas acabaram com uma seca prolongada, disse Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia. (Adaptado e traduzido por AgroDos/Planeta Arroz)