O aumento das exportações tailandesas continua
(Por Bangkok Post) As exportações da Tailândia superaram as expectativas com um crescimento de 16,2% em fevereiro, impulsionadas pela maior demanda internacional devido à recuperação econômica global e promoções comerciais proativas.
A mídia local citou o relatório do Ministério do Comércio da Tailândia mostrando que as exportações desembaraçadas alcançaram 23,48 bilhões de dólares em fevereiro, com as importações subindo 16,8% para 23,35 bilhões de dólares, resultando em um superávit comercial de 123,3 milhões de dólares.
Nos dois primeiros meses do ano, as exportações aumentaram 12,2% para 44,74 bilhões de dólares, com as importações subindo 18,7% para 47,14 bilhões de dólares, resultando em um déficit comercial de 2,4 bilhões de dólares.
Ministro do Comércio Jurin Laksanawisitdisse que o impacto do conflito Rússia-Ucrânia no comércio internacional da Tailândia provavelmente será visto claramente em março e abril, o que merece monitoramento de perto.
Ele disse que o ministério ainda manteve a meta de crescimento das exportações em 3-4 por cento este ano, com os principais fatores de risco, incluindo o aumento dos preços do petróleo do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Em um desenvolvimento relacionado, Jurin disse que o ministério convocou uma reunião do comitê conjunto público-privado para aumentar as exportações, principalmente de arroz, que agora está em alta demanda.
O ministério acredita que as exportações de arroz tailandês podem ultrapassar a meta de 7 milhões de toneladas estabelecida pelo ministério para 2022, em parte impulsionada por novos mercados como a Arábia Saudita.
Os embarques de arroz tailandês atingiram 1,5 milhão de toneladas nos dois primeiros meses deste ano, ante 900 mil toneladas no mesmo período de 2021.