O aumento das exportações tailandesas continua

 O aumento das exportações tailandesas continua

Robispierre Giuliani/Revista Planeta Arroz

(Por Bangkok Post) As exportações da Tailândia superaram as expectativas com um crescimento de 16,2% em fevereiro, impulsionadas pela maior demanda internacional devido à recuperação econômica global e promoções comerciais proativas.

A mídia local citou o relatório do Ministério do Comércio da Tailândia mostrando que as exportações desembaraçadas alcançaram 23,48 bilhões de dólares em fevereiro, com as importações subindo 16,8% para 23,35 bilhões de dólares, resultando em um superávit comercial de 123,3 milhões de dólares.

Nos dois primeiros meses do ano, as exportações aumentaram 12,2% para 44,74 bilhões de dólares, com as importações subindo 18,7% para 47,14 bilhões de dólares, resultando em um déficit comercial de 2,4 bilhões de dólares.

Ministro do Comércio Jurin Laksanawisitdisse que o impacto do conflito Rússia-Ucrânia no comércio internacional da Tailândia provavelmente será visto claramente em março e abril, o que merece monitoramento de perto.

Ele disse que o ministério ainda manteve a meta de crescimento das exportações em 3-4 por cento este ano, com os principais fatores de risco, incluindo o aumento dos preços do petróleo do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Em um desenvolvimento relacionado, Jurin disse que o ministério convocou uma reunião do comitê conjunto público-privado para aumentar as exportações, principalmente de arroz, que agora está em alta demanda.

O ministério acredita que as exportações de arroz tailandês podem ultrapassar a meta de 7 milhões de toneladas estabelecida pelo ministério para 2022, em parte impulsionada por novos mercados como a Arábia Saudita.

Os embarques de arroz tailandês atingiram 1,5 milhão de toneladas nos dois primeiros meses deste ano, ante 900 mil toneladas no mesmo período de 2021.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter