O caminho da sustentabilidade
“Ser sustentável demanda conhecimento de gestão”
Gestão e sustentabilidade, palavras somadas ao vocabulário dos agricultores nas últimas décadas, mas que ganharam importância na forma de agir e administrar cada etapa da lavoura, da empresa, da comercialização, da carreira, no caso dos profissionais e colaboradores que têm raízes ou o destino ligados à orizicultura e às terras baixas.
Gestão, porque é normal um produtor ter as mesmas condições de solo, insumos, equipamentos e crédito que um vizinho, cuja lavoura é separada por uma valeta ou fios de arame, naufragar e fica pelo caminho enquanto o outro se fortalece.
Ser sustentável demanda conhecimento de gestão. Não só o conhecimento acadêmico, que é importante, mesmo que via assessorias que dão suporte aos negócios, mas aquele modelo de saber que busca o equilíbrio com o que se aprende na lavoura, no dia a dia e com os erros próprios e dos outros.
O tema levado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) à Abertura Oficial da Colheita do Arroz busca superar o abismo entre a realidade desses dois exemplos de produtores, dar ferramentas e oportunizar conhecimento que facilite a adoção de técnicas capazes de fortalecer o gestor, colaboradores, assistentes técnicos, estudantes, para que não mais exista quem fica pelo caminho e quem prossegue.
A Planeta Arroz traz a Abertura da Colheita em sua capa nesta edição exatamente por isso, porque se trata de um evento imperdível para quem quer prosseguir, para quem quer estar no trem da história, uma história de sucesso em gestão e em sustentabilidade. Não perca essa oportunidade. Boa leitura.