O céu é o limite
RiceTec alcança 7%
da área irrigada no Brasil
com sementes híbridas
.
Além desses países, a RiceTec atua na Europa, Ásia, Região Andina e América Central, sendo que no Brasil a área coberta por suas sementes está ao redor de 7% da área total cultivada com arroz irrigado. A companhia,comprometida com a orizicultura, especialmente em ainda melhor atender seus clientes através de produtos inovadores, adquiriu recentemente uma área de 200 hectares e iniciou a construção de sua estação experimental e de pesquisas no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde trabalhará com a geração de novas linhagens e produtos.
A principal e mais importante característica da tecnologia da RiceTec é o aumento de heterose, ou vigor híbrido, confirmado em maior produtividade, peso de grãos, número de panículas por unidade de área, número de grãos por panícula, alta capacidade de perfilhamento e tolerância a doenças aliada com a qualidade industrial. A tecnologia é consequência do cruzamento de duas ou três linhagens parentais distintas e esse processo consiste na semeadura de faixas intercaladas de linhas macho (doador de pólen) e linhas macho estéril ou fêmeas (receptoras de pólen). Desde a criação de uma nova linhagem e seu lançamento comercial, são necessários de oito a 10 anos de intenso trabalho e investimentos.
Dentre os diversos produtos criados e desenvolvidos pela empresa e que estão sendo comercializados no Mercosul destacam-se o Inov CL e o Avaxi CL. Os dois materiais são de ciclo curto e têm em sua base genética todas as características e benefícios de produtos de alta performance e aceitação por todos os envolvidos na cadeia produtiva arrozeira. Além desses dois materiais comerciais, seus pesquisadores estão concluindo os ajustes finos de dois novos híbridos que serão disponibilizados ao mercado nos próximos anos. A pujança dos produtos da RiceTec, Inov CL e Avaxi CL, pode ser verificada e comprovada pelos orizicultores nos mais longínquos recantos do RS e SC. O Inov CL consolidou um novo cenário aos agricultores que tradicionalmente utilizavam o sistema pré-germinado e que agora podem utilizar o sistema de cultivo convencional ou cultivo mínimo.
APOIO
A RiceTec, através de seu corpo técnico e suas instituições de pesquisa parceiras, tem cultivado o Inov CL e Avaxi CL e os novos produtos, sob as condições de campo, em parcelões de tamanho representativos em diversas propriedades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (SC), no Uruguai e Argentina, para avaliação e desenvolvimento dos produtos e de mercado. Seus clientes contam ainda com todo o suporte técnico necessário oferecido pelos seus representantes comerciais, assistentes técnicos e seus distribuidores, objetivando melhorar o processo produtivo e alcançar altos rendimentos com suas sementes, tornando, assim, a orizicultura mais competitiva e sustentável.