O comunicador
O médico-veterinário e produtor rural Wilson José Mateo Dornelles, o Cicico, é uma das referências no Rio Grande do Sul quando se fala em comunicação para o agronegócio. Com décadas de atuação nas emissoras de rádio da fronteira oeste, é um dos líderes de audiência no sul do Brasil com seus programas Meio-Dia Rural e o semanário Agrofronteira, ambos pela rádio São Miguel AM 880, de Uruguaiana, que transmite em cadeia com rádios regionais e replica em lives nos canais do YouTube e Facebook do Lance Rural.
O chefe
Foi reconduzido à chefia-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), em abril, para o segundo mandato de dois anos, o pesquisador em Biotecnologia Roberto Pedroso de Oliveira. Sob sua administração, a unidade passou da faixa D para B no Sistema Embrapa de Gestão, melhorando índices de desempenho, realizando 115 projetos, 12 portfólios de pesquisas, liderando o melhoramento de batata, frutos de clima temperado no país, e contribuindo nos programas de arroz e forrageiras. Ainda, mantendo 164 contratos e convênios. Além de soluções tecnológicas, a unidade produziu 929 publicações técnicas. Da área de arroz, compõem a chefia Francisco da Silva Martins (chefe de P&D), André Andres (coordenador da Estação Experimental de Terras Baixas (ETB)) e Júlio José Centeno da Silva (relações institucionais).
Perda precoce
O setor arrozeiro catarinense perdeu uma de suas referências em pesquisa e extensão rural, o engenheiro agrônomo Donato Lucietti, 60 anos. Funcionário de carreira há mais de 33 anos na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Lucietti faleceu em 20 de abril, vítima de um AVC. O pesquisador teve vários artigos publicados e fez parte de uma geração que mudou os patamares de produtividade e modernizou o manejo da cultura, tornando o seu estado o segundo maior produtor de arroz do Brasil. Pesquisadores de todo o país e produtores catarinenses lamentaram a perda.