O impacto das mudanças climáticas globais abriu programação do V Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado nesta quinta

A palestra sobre o tema foi conduzida pelo pesquisador Silvio Steinmetz, da Embrapa Clima Temperado, e girou essencialmente em torno de três eixos: Efeito estufa e seus princípios, causas e conseqüências, impacto no arroz irrigado e, ações de pesquisa para minimizar o problema.

O impacto das mudanças climáticas globais sobre o arroz irrigado no sul do Brasil abriu a programação desta quinta-feira (09), no V Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado. A palestra sobre o tema foi conduzida pelo pesquisador Silvio Steinmetz, da Embrapa Clima Temperado, e girou essencialmente em torno de três eixos: Efeito estufa e seus princípios, causas e conseqüências, impacto no arroz irrigado e, ações de pesquisa para minimizar o problema.

A exposição e o evento, que teve início no dia 07, no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas, além de superar as expectativas de público e evidenciar o conceito de avaliar o presente e pensar o futuro, a cada atração demonstra que marcará a tradicional história do congresso.

Prova disso são os participantes de renomadas instituições de ensino de fora do estado. Anderson Ferreira, estudante de Pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ), unidade da Universidade de São Paulo (USP), aponta a qualidade e o nível da programação.

– Como participante de outras edições eu já sabia da tradição de qualidade das palestras, mas especialmente nessa edição a expectativa já se tornou grande pela internet, quando meus colegas e eu tomamos conhecimento da realização do evento – diz o estudante.

Uma outra atração que gera expectativa entre os congressistas marcará com destaque a tarde de hoje. O Doutor John Lacy, da Yanco Agricultural Institute, da Austrália, conduzirá uma das exposições mais esperadas: Water distribuition and managenment in irrigated rice crop in Autralia.

Segundo informações da comissão organizadora o trabalho para estruturar uma programação desse nível foi fruto de muita dedicação.

– Nós trabalhamos com muito esmero em prol da negociação para a estrutura da grade de programação e procuramos, de todas as formas, fazer com que os ilustres palestrantes aqui chegassem e percebessem a tradição e importância do Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado – enfatiza André Andres, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, realizadora do evento.

Oficinas tecnológicas, sessões de pôsteres e sessões técnicas também compõem a programação de hoje.

Detalhes e outras informações no site www.sosbai.com.br/cbai2007 ou pelos telefones (53) 3275 – 8480 e (53) 3275 – 8417.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter