O jubilado
Aposentou-se, após 50 anos dedicados à pesquisa pública em arroz, o doutor em Entomologia pela Esalq, pesquisador da Embrapa Clima Temperado (desde 1974) e professor da Universidade Federal de Pelotas (desde 1989), José Francisco da Silva Martins. Especialista em Entomologia Agrícola e Manejo Integrado de Insetos-Pragas do Arroz Irrigado e Resistência de Plantas, Martins também destacou-se como líder de projetos e equipes, tendo sido chefe-geral e adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado em Pelotas, além de ter presidido o 9º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Entre seus legados, o pesquisador deixa centenas de artigos, publicações técnicas, colaborações para as recomendações em manejo de insetos-pragas, linhas de pesquisas em resistência de plantas, racionalização do uso de defensivos químicos, consolidação de estratégias de manejo integrado de pragas na cultura do arroz e fez parte, também, da equipe que desenvolveu as cultivares melhoradas de arroz de terras altas.
O presidente
O pesquisador Alcido Elenor Wander, da Embrapa Arroz e Feijão, assumiu, no dia 24 de julho, a presidência da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), instituição científica, cultural e educacional que reúne profissionais de todo o Brasil com o objetivo de desenvolver, de forma abrangente, ciências relacionadas ao ambiente rural. Além dele, outros membros da chapa eleita em dezembro de 2022 tomaram posse e, pelos próximos dois anos, atuarão com o propósito de promover o desenvolvimento rural sustentável a partir do incentivo à pluralidade do debate entre diferentes áreas do conhecimento, linhas de pesquisa e campos de atuação.
O diretor
A vaga na diretoria comercial do Irga foi finalmente preenchida, agora pelo gestor público Ailton dos Santos Machado. Ele é ex-diretor-presidente da Central de Abastecimento do RS (Ceasa). Tomou posse no início de junho e já está trabalhando na reorganização da diretoria. Natural de Viamão (RS), Machado é formado em Gestão Pública e pós-graduado em Agronegócio, tem mais de 35 anos de experiência na Ceasa, iniciando como produtor rural em 1986, tornando-se presidente da Associação dos Produtores da Ceasa RS (2000 a 2010) e diretor-presidente em duas oportunidades (de 2010 a 2011 e de 2019 a 2023).