O líder
O médico veterinário e agropecuarista Gedeão Silveira Pereira, 69 anos, tomou posse em abril na presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) para a temporada 2019/21, reconduzido ao cargo por eleição. Ele já ocupava o cargo, que assumiu como vice-presidente, após o falecimento do presidente eleito para a gestão que encerrou em março Carlos Sperotto. Elegeu o apoio às reformas que o país precisa e um seguro agrícola eficiente, mais agilidade nos licenciamentos ambientais, entre suas prioridades.
O técnico
O engenheiro agrônomo Guinter Frantz foi reconduzido à presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) pelo governador Eduardo Leite. Frantz se manteve com apoio de boa parte do conselho da entidade, da Federarroz e da classe arrozeira e política da Zona Sul gaúcha. Entre suas metas elegeu a modernização do instituto, a valorização do quadro de servidores e o estabelecimento de uma plataforma avançada de pesquisas e extensão.
A dama
A bióloga, doutora em manejo e conservação do solo e da água, e produtora rural Maria de Fátima Marchezan Menezes da Silva foi reconduzida para presidir por mais dois anos a Associação de Arrozeiros de Alegrete, na Fronteira-Oeste. Fátima Marchezan tem destacada participação nos temas setoriais e tem como objetivo manter o êxito da Semana Arrozeira de Alegrete, que movimenta a comunidade urbana e rural do município, e a representatividade da lavoura regional. Foi a primeira mulher a presidir uma associação de arrozeiros no RS.