O Mercado do Boi

Autoria: Juliano Santos – Tarumã Assessoria Rural.

É chegada a época de entregar as áreas de pastagens para que a terra possa novamente ser preparada para a próxima safra de grãos, cena comum nas propriedades que realizam a integração lavoura – pecuária.

No entanto, o boi gordo tem mercado certo, inclusive um dos motivos do preço da carne ter despencado de aproximadamente R$ 5,20 para R$4,60, foi esta, a chamada “safra do boi’. Porém, fazem 15 dias, aproximadamente que o preço se mantém estável no mercado, pois boa parte da boiada terminada já foi abatida, e o boi magro ainda levara alguns meses para atingir o acabamento ideal.

Notícia boa para quem trabalha com sistemas intensivos ou semi-intensivos, produtores estes que dedicaram parte de sua produção para comercializar agora, no início da entre safra do boi.

Surge então o questionamento, vale a pena intensificar a produção? A resposta mais correta é, depende. Dependo do seu custo de produção, depende a oferta de produtos para a suplementação dos animais, dependo do valor pago ao produtor, etc…

A tendência do mercado é manter-se aquecido, mesmo com a inflação em alta e a economia em baixa. Segundo o economista da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, o preço deve aumentar para o produtor, mas não para o consumidor.

Segundo ele, a abertura de novos mercados para a carne brasileira é positiva, porque os pecuaristas devem produzir mais, e não dividir a produção. A carne que será vendida para os Estados Unidos, por exemplo, não é a mesma que o gaúcho consome.

Conforme Antônio, o produto cárneo destinado à exportação servirá para a fabricação de hambúrgueres, ou seja, a carne do churrasco domingueiro está garantida. Mas independente do destino da carne, seja exportação ou mercado interno, o investimento em genética, pastagens, manejo e sanidade, visando melhorar a eficiência do sistema produtivo ainda é a melhor saída para o pecuarista gaúcho.

Se for possível se reorganizar para produzir boi gordo na entre safra, faça, pois é neste período que o jogo muda de lado, pois a oferta é menor que a demanda e o produtor consegue conduzir sua comercialização, podendo escolher para quem vender seu produto.

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