O papel do arroz na dieta de quem faz musculação
O arroz tem um papel essencial na dieta de todos os praticantes de musculação. Mesmo sendo um carboidrato, muitas vezes considerado pelo senso comum como um inimigo das dietas saudáveis, ele tem propriedades que se encaixam perfeitamente nas necessidades de fisiculturistas, bodybuilders e outras pessoas que desejam o crescimento muscular.
A importância do arroz para este grupo passa diretamente pela energia do alimento, muito favorável ao ganho de massa muscular. O arroz branco contém muitos ácidos graxos essenciais para a alimentação destes atletas. Estes nutrientes, quando convertidos em glicose, entram mais rápido no organismo e aumentam a insulina no corpo.
A insulina, por sua vez, é um dos hormônios mais anabólicos presente em nosso organismo. Isso faz com que ela atrapalhe no emagrecimento, mas colabore muito com o aumento dos músculos. Além disso, ela aumenta a atividade das enzimas, o que aumenta o desempenho nos treinos e ajuda na recuperação muscular.
Por tudo isso, a insulina é vista como quase obrigatória na vida de quem se preocupa com o crescimento dos músculos, colocando o arroz branco como um dos alimentos preferidos dos atletas no pós-treino.
Já o arroz integral possui um efeito bem diferente do arroz branco. Ele se quebra em glicose de uma forma mais lenta, evitando o aumento nos níveis de insulina. Isso também é benéfico, pois diminui os riscos de acumular gorduras localizadas. Essas diferenças fazem com que muitos praticantes da musculação tenham dúvidas na hora de escolher qual tipo de arroz irá comer, mas é consenso que algum deles deve ser consumido.
O arroz integral é menos calórico, tem menos carboidratos e mais magnésio, zinco e manganês. Já o arroz branco possui vitamina C, não encontrada no integral, além de ter níveis maiores de cobre, cálcio, ferro e potássio – todos nutrientes essenciais na rotina alimentar de um atleta.
Há também quem misture os dois tipos, com o objetivo de aproveitar o melhor de cada um deles e manter o organismo mais estável, controlando os níveis de insulina em um meio termo e absorvendo mais tipos de nutrientes. Além disso, muitos praticantes da musculação ainda completam a dieta fazendo o uso de suplementação. Consumir creatina é um hábito comum, tendo em vista que ela também acelera o ganho de massa.
Até mesmo os brotos de arroz integral podem fazer diferença na dieta dos fisiculturistas, já que eles aceleram mais ainda o metabolismo, por conter uma quantidade muito maior de aminoácidos – dez vezes mais do que os níveis vistos no arroz branco comum. Outra alternativa muito consumida por conta de suas propriedades nutritivas é a farinha de arroz integral, que apresenta ótimos níveis das vitaminas do complexo B, essenciais para quem malha.