O preço do arroz nos mercados internacionais deve voltar a aumentar, dizem os portugueses
João Reis Mendes, presidente da Associação de Produtores e Industriais de Arroz de Portugal, aposta na recuperação dos preços em 2009.
O preço do arroz nos mercados internacionais deve voltar a aumentar nos próximos meses, apesar do valor do cereal estar em queda há já seis meses, conforme refere João Reis Mendes, presidente da Associação de Produtores e Industriais de Arroz.
O responsável acrescenta que em Portugal o arroz está a ser vendido mais caro do que em 2007 e que, mesmo assim, esse aumento ainda não é suficiente para compensar a subida no preço da produção verificada no início do ano, logo, é natural que haja uma repercussão no consumidor.
João Reis Mendes diz não saber se a indústria já reflectiu totalmente sobre o aumento do custo do cereal nos mercados internacionais junto dos consumidores, informa a TSF.
No que diz respeito ao leite e carne, cujos preços de produção também estão em queda, os produtores portugueses dizem que estão a cobrar menos à indústria transformadora e por isso não entendem o porquê dessa redução de custos ainda não ter chegado aos consumidores.
Para o pão, prevê-se um aumento do custo final, o que o ministro da Agricultura, Jaime Silva, diz ser injustificado pois o preço do trigo e da farinha tem vindo a baixar.