O presente e o futuro da LAVOURA
16ª Abertura da Colheita reúne tecnologia e política setorial.
A 16ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece de 3 a 5 de março em Itaqui (RS), prevê visitação de 12 a 15 mil pessoas, entre produtores, técnicos, estudantes e demais integrantes da cadeia produtiva do arroz, ao Parque do Sindicato Rural e à lavoura do Grupo Pitangueira, onde oficialmente estará aberta a safra brasileira 2005/2006. Toda esta mobilização da cadeia produtiva não acontece por acaso. A iniciativa da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, Associação de Arrozeiros de Itaqui e Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará concentrará na fronteira do Brasil com a Argentina (671 quilômetros de Porto Alegre) o presente e o futuro da lavoura.
Os visitantes do evento terão, num mesmo local, acesso às melhores tecnologias de produção de arroz irrigado, aos projetos de alta produtividade, experimentos com agroquímicos que ainda serão lançados pela indústria para as próximas safras, ensaios sobre controle de pragas, invasoras, irrigação e manejo de lavoura, nutrição, densidade de semeadura, arroz híbrido, entre outros trabalhos importantes de difusão tecnológica dos principais centros de pesquisa e indústrias de insumos voltados para uma lavoura de alta eficiência, sustentável e ambien-talmente correta.
Além disso, estarão reunidos em Itaqui os principais analistas de mercado do Brasil. “Temos 12 momentos do programa oficial contemplando questões de mercado, até em função deste momento difícil que o setor está vivendo”, frisa Valter Pötter, presidente da Federarroz. Na parte social da 16ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Itaqui, Manoel Vargas, destaca as homenagens ao Homem do Arroz e à Mulher do Arroz, ao Cientista do Arroz, ao Pioneiro do Arroz e ao Produtor Nota 10. A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), que realizará um leilão eletrônico no evento, também estará entregando o troféu O Touro aos destaques da produção, da pesquisa e da indústria da região.
Questão básica
Os coordenadores da 16ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, Renato Rocha (Federarroz) e Raul Borges (Associação dos Arrozeiros de Itaqui), destacam a grande mobilização político-setorial que é realizada nesse evento. “São milhares de produtores reunidos num só espaço para debater os cenários da cultura e trocar informações e esclarecimentos sobre tecnologias, mercado, tendências do setor e mecanismos de comercialização, além de um momento importante de confraternização de uma categoria que mostra a força da união em torno de seus objetivos”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Itaqui, Pedro de Alcântara Monteiro Neto.